Skip to content


Os vices e os seus problemas II – Guilherme Leal

Guilherme Leal está sendo acusado pelo Ibama de crime ambiental no sul da Bahia (foto: Clayton de Souza/ AE)

No post anterior, em que listei os problemas dos vices, este candidato ficou de fora, porque eu ainda não tinha tomado conhecimento de nenhum problema sobre ele. No entanto, ontem apareceram informações de que o candidato a vice de Marina Silva (PV), o empresário, ex-sócio da Natura, Guilherme Leal, também tem seus fios soltos.

A informação que li em alguns blogs é que Leal está sendo caçado. A acusação contra ele, do ponto de vista simbólico, não poderia ser pior, por estar relacionada a uma área cara à candidata verde: meio ambiente. Leal está sendo acusado pelo Ibama de ter cometido irregularidades ambientais na construção de um complexo residencial de luxo, com 80 mil hectares, de sua propriedade, localizado entre Serra Grande e Itacaré, no sul da Bahia.

A obra teria sido feita em área de preservação ambiental, com dunas e restinga, sem, supostamente, ter recebido autorização do Ibama. Se for confirmada a acusação, trata-se de algo que causa impacto na candidatura de Marina, por ter sido Guilherme Leal um vice escolhido e imposto por ela e pelo simples fato do desenvolvimento sustentável ser sua principal bandeira.

Ainda, de acordo com o que eu li em blogs (foram alguns e eu não lembro de todos, se não colocava os links), se o crime de Leal for comprovado, mostrará uma postura incoerente do candidato, porque ele é um dos líderes de movimentos contrários à instalação do Porto Sul em Ilhéus, devido ao impacto ambiental que a obra vai ocasionar na região. (Nem entro no mérito da discussão sobre o porto, porque conheço muito pouco o projeto e os debates).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Local, Política Nacional.

Tagged with , , , , .