Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição do Pará

Disputa dura no Pará, mas vitória deve ficar com Ana Júlia (foto: André Porto/ G1)

Quando Ana Júlia Carepa (PT) venceu em 2006, ninguém acreditava no resultado que saía das urnas. A petista havia ficado um mês de campanha em uma cama após quebrar o joelho, passou para o segundo turno com o voto útil de parte do PSOL. No segundo turno, a petista virou o jogo logo no início com o apoio do ex-senador Jader Barbalho e o seu candidato José Priante, ambos do PMDB.

Agora, mais uma vez, as pesquisas indicam um segundo turno entre a petista e um tucano. No lugar de Almir Gabriel, derrotado por ela em 2006, Simão Jatene. Mais uma vez, Ana Júlia não conta com o apoio do PMDB no primeiro turno. A legenda rompeu com a petista e lançou novamente a candidatura de José Priante. Se em 2006, Lula fez campanha para os dois. Este ano é clara a predileção pela governadora.

A diferença é que, se antes, a petista poderia se dar ao luxo de criticar apenas. Agora, além disto, ela tem que defender o seu governo. Administração que, até há alguns meses, sofria com uma avaliação, no máximo, mediana. A maioria das críticas vinha de um suposto descontrole da governadora com relação aos confrontos do campo. A governadora tem desmentido estas críticas e defendido que os índices de violência nesta área tem sido reduzidos.

Nesta reta final, há uma clara tendência nas pesquisas apontando crescimento de Ana Júlia, que tem conseguido reverter seus índices de rejeição. No entanto, parece ser claro que, em um eventual segundo turno, ela voltará a precisar do apoio do PMDB de Jarbas e Priante. Não sei se há clima político para isto, mas não vejo ainda uma alta probabilidade de composição entre peemedebistas e tucanos naquele estado.

Apesar das dificuldades, acredito que a tendência de crescimento, o apoio de Lula e mais tempo para defender o seu governo vão propiciar a vitória de Carepa em um segundo turno.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , , .