Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição do Maranhão

A eleição no Maranhão era dada como favas contadas em favor da governadora Roseana Sarney (PMDB). Não parecia até esta semana que os dois principais adversários dela – Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB) – representavam qualquer tipo de ameaça à supremacia do clã Sarney naquele estado. No entanto, o surpreendente crescimento de oito pontos do comunista que já empatou com Lago há exatos 15 dias da eleição aponta para um novo desfecho.

Havendo segundo turno, comunista deve prevalecer sobre Roseana (foto: PCdoB)

Em 2006, parecia que a história do Maranhão ia finalmente mudar. Depois de uma dura disputa, Roseana Sarney havia perdido para Lago. No entanto, três anos depois, por uma decisão do TSE, a filha do senador José Sarney (PMDB) retomou o governo e disputa agora a reeleição. Para fortalecer a sua intenção de permanecer a frente da gestão maranhense, Roseana conseguiu o apoio do PT, que indicou o candidato a vice.

No entanto, este apoio dividiu o PT do Maranhão e a outra metade embarcou na canoa de Dino. Hoje, o comunista é o principal nome a ameaçar a permanência de Roseana no Palácio dos Leões. A tendência dele é de crescimento, enquanto Lago permaneceu estável e Roseana teve uma leve retração. Mantida esta perspectiva, haverá o segundo turno e Dino vai com mais força do que a peemedebista.

É importante para que isto aconteça que Dino cresça sobre o eleitorado de Roseana. Um fator que pode ajudá-lo é ele ser da base do governo Lula e haver o precedente de 2006. Se ele crescer sobre aqueles que votam em Lago, pode acabar inviabiliando o segundo turno que está apenas a 3% de acontecer. Em um eventual segundo turno, Dino vai contar com o apoio de Lago e se tornará o favorito. A própria Roseana havia dito que o futuro do Maranhão passa por Dino. Acredito que ela não esperava que o futuro chegasse tão rápido.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , .