Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição do Distrito Federal

Para mim, três estados caminham para viradas espetaculares. Dois deles caminham, inclusive, para uma decisão final já no primeiro turno. Um destes estados é o Distrito Federal. Após a saída de cena do ex-governador José Roberto Arruda (DEM), tragado pelo escândalo mais bem documentado e filmado da história do Brasil, quem assumiu a liderança da disputa na capital federal foi o ex-governador Joaquim Roriz (PSC).

Todos – inclusive eu – não pareciam acreditar que Roriz seria eleito, mesmo depois de ter renunciado ao mandato do Senado, em 2007, após divulgação de gravações telefônicas onde o ex-governador aparecia dividindo R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília), Tarcísio Franklin de Moura. A partilha seria feita no escritório do empresário Nenê Constantino, presidente do Conselho de Administração da Gol.

Com escândalos de Roriz, Agnelo Queiroz deve ser eleito já no 1° turno (foto: O Globo)

Esta, na realidade, era mais uma denúncia contra Roriz, acusado de, entre outros crimes, ter grilado terras em Brasília e ter iniciado o esquema que derrubou Arruda. Pois bem, mesmo com toda esta ficha corrida, o “social-cristão” liderava. No entanto, em pesquisas mais recentes, o petista Agnelo Queiroz já aparece empatado com o ex-governador.

Queiroz tem o apoio do ex-governador e senador Cristovam Buarque (PDT), primeiro e único petista a governar o Distrito Federal, do PSB do deputado federal Rodrigo Rollemberg e do PMDB, ex-partido de Roriz e que nunca tinha se aliado ao PT no Distrito Federal. Queiroz ainda tem a seu favor as críticas a Roriz no horário eleitoral e o apoio do presidente Lula e o fato de Dilma Rousseff (PT) liderar na capital federal. Aliando a estes fatos, a inexistência de um terceiro candidato forte, para mim, o petista leva a eleição já no primeiro turno.

Atualização, às 10:26, do dia 02 de setembro: Roriz teve a candidatura barrada pelo TSE por causa do Ficha Limpa. Ele vai decorrer da decisão. Hoje, saiu a primeira pesquisa que confirma a minha previsão e põe o petista Agnelo Queiroz no primeiro lugar.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , , .