Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição do Acre

Tião Viana tem apoio de Marina e deve ser eleito no 1° turno (foto: Agência Brasil)

Como dito no post anterior começo o meu especial “Exercitando a Futurologia” com a eleição do Acre. Faço os exercícios em ordem alfabética para não correr o risco de acabar esquecendo algum. O Acre é governado há 12 anos pelo PT, desde quando foi eleito o agora candidato ao Senado, Jorge Viana. O petista governou o estado por dois mandatos, quando abriu espaço para seu vice, o petista Binho Marques, eleito no primeiro turno, com 53% dos votos.

A eleição de Binho Marques com tamanha facilidade não era tão esperada, pois as pesquisas, em agosto, indicavam a realização de um segundo turno entre ele e Márcio Bittar, candidato do PPS. Binho Marques  não quis disputar a reeleição este ano e cedeu a vaga de candidato a Tião Viana, irmão de Jorge e também do PT. Em entrevista ao G1, Binho Marques afirmou ser candidato “a ser gente”.

Apesar de não encontrar um adversário fácil do outro lado, acredito que Tião Viana deve confirmar o favoritismo apontado pelas pesquisas eleitorais atuais e ser eleito em outubro. O candidato a quem me refiro, o nome mais forte da oposição, é Tião Bocalom (PSDB), que conseguiu o apoio do PMDB, que havia lançado um candidato próprio – Rodrigo Pinto, filho do ex-governador assassinado Edmundo Pinto -, mas desistiu em favor do tucano, a fim de desafiar a supremacia dos Viana e do PT.

Bocalom, dissidente da Frente Popular do Acre – coligação feita em torno dos petistas -, disputou em 2006 e ficou em terceiro lugar, atrás de Binho Marques e Bittar. A favor de Viana, ainda há o fator Marina, candidata à Presidência pelo PV, que lidera no Acre, estado onde nasceu, e cujo voto foi declarado em favor do amigo e ex-correligionário petista. Fecha a lista de candidatos no Acre o candidato Antônio Gouveia (Tijolinho), PRTB, que se coligou ao PSOL.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , , .