Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição de Roraima

Anchieta Jr. é favorito à reeleição (foto: Estadão)

A eleição de Roraima está completamente polarizada entre um candidato apoiado pelo PT e o governador candidato à reeleição pelo PSDB. O apoiado pelo PT é o ex-governador Neudo Campos (PP). Campos foi preso em 2003, durante o escândalo dos Gafanhotos, em que autoridades de Roraima foram acusadas de terem desviado cerca de R$ 70 milhões de verbas públicas entre 1998 e 2002 por meio de laranjas que teriam sido incluídos na folha de pagamento do governo.

O seu principal adversário e favorito a ser reeleito já no primeiro turno é o governador José de Anchieta (PSDB), que era vice do ex-governador Ottomar Pinto (PSDB), que morreu durante o exercício do mandato. Anchieta ganhou as páginas dos jornais após apoiar o líder dos arrozeiro Paulo César Quartiero (DEM), contra a demarcação de terras indígenas na Raposa/Serra do Sol. Além disto, pesa sobre o tucano uma acusação de desvio de verbas formulada pelo MPF.

Nesta disputa, em que os dois principais candidatos são acusados de desvios, a escolha do eleitor será feita de acordo com a avaliação que tem sobre o governo. Desta maneira, permanecerá a frente do estado o governador Anchieta, responsável por fazer um governo bem avaliado. Campos, que chegou a liderar as pesquisas, caiu para o segundo lugar e o estado não possui uma terceira candidatura forte que force a realização de um segundo turno.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , .