Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição de Rondônia

Falar da eleição de Rondônia é um desafio. Tenho que reconhecer que são quase nulas as informações que chegam daquele estado. Se a região Norte quase não aparece em nosso noticiário, Rondônia ainda menos. A exceção, infelizmente, se dá quando surge um caso de corrupção. No entanto, no que pude sondar do cenário eleitoral local, há uma tendência de haver um segundo turno e o candidato favorito é o atual governador João Cahulla (PPS).

Cahulla era vice do ex-governador Ivo Cassol (PP), que renunciou ao cargo em março para disputar uma cadeira no Senado. O popular-socialista deve ser mais um caso a confirmar a tendência que predomina no país que é o do atual gestor ser reeleito, mesmo que não tenha sido o governador escolhido pela população na eleição anterior.

Cahulla, apoiado por Cassol, deve ser eleito governador de RO (foto: DVD Repórter)

Os dois principais adversários de Cahulla são Expedito Júnior (PSDB), ex-senador do estado e Confúcio Moura (PMDB). Para mim, um eventual segundo turno se dará entre o popular-socialista e o candidato tucano. Recentemente, Expedito foi cassado pelo TSE sob acusação de compra de votos, mas a falta de informação sobre Rondônia não me dá a exata dimensão que isto ganhou na campanha. As pesquisas o mostram no segundo lugar.

O ex-senador foi eleito no PPS de Cahulla. Passou para o PR e, em 2009, mudou novamente de partido, ingressando no PSDB. Cahulla, por outro lado, sempre teve sua carreira política ligada a Ivo Cassol, que teve sua candidatura autorizada pelo TSE. Foi secretário de Cassol e vice. Tem o apoio do ex-governador e controle da máquina.

O terceiro candidato que aparece embolado com os dois candidatos anteriores é Confúcio Moura (PMDB). O peemedebista tem o apoio do senador que assumiu o cargo com a cassação de Expedito Júnior, Acir Gurgacz. O irmão de Gurgacz, Airton é candidato a vice de Moura. Não acredito, no entanto, que isto seja suficiente para levá-lo a um segundo turno, porque enfrenta dois nomes fortes em Rondônia: Cassol e Expedito.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , .