Skip to content


Exercitando a Futurologia – Eleição da Paraíba

Governador por três vezes, Maranhão é o favorito (foto: Senado)

A Paraíba até o ano passado era governada por Cássio Cunha Lima (PSDB). Cunha Lima havia sido eleito em 2002 e reeleito em 2006, derrotando, naquele ano, o atual governador José Maranhão (PMDB). Após acusação de compra de votos, em novembro de 2008, Cunha Lima teve o mandato cassado e Maranhão foi empossado. O peemedebista é hoje o favorito a ser eleito já no primeito turno.

Maranhão já havia governado o estado duas vezes, entre os anos de 1995 e 2002. Em 1998, ele havia disputado com Ronaldo Cunha Lima, pai de Cássio, dentro do PMDB e foi escolhido para ser o candidato da legenda, vencendo a eleição ao governo naquele ano. Em 2001, a ruptura com os Cunha Lima foi concluída, com pai e filho saindo do PMDB e ingressando no PSDB.

Este ano, Maranhão se defronta com o candidato apoiado por Cássio Cunha Lima, o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O socialista, no entanto, não conseguiu fazer frente a Maranhão e não contou com o apoio do principal cabo eleitoral do país, o presidente Lula, já que é apoiado pelos dois principais partidos da oposição: PSDB e DEM.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , .