Skip to content


Estamos de Olho: Projeto de Transporte para Salvador

Ontem, foram anunciadas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, que vai acontecer em 2014. Venceram, como já era esperado, anunciado e vazado pelo jornalista Ancelmo Góis do jornal O Globo, as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Também ontem, eu vi no jornal A Tarde os projetos que a prefeitura de Salvador e o governo do Estado da Bahia estão pensando para o sistema de transporte público da cidade e acredito que os dois projetos serão excelentes se executados conjuntamente. Do projeto da prefeitura, achei bastante interessante a criação das vias exclusivas para os ônibus que teriam capacidade para 100 ou 160 pessoas através do TranSalvador e a integração delas com o metrô.

Do projeto do governo estadual, destaco as ideias de integração com a região metropolitana através do VLT, a integração do trem ferroviário com o metrô, a criação da nova rodoviária na BR-324 e a ideia de integrar a orla da cidade à BR-324 através das avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, CIA-Aeroporto e Jorge Amado.

O problema de integrar os dois projetos é que a área reservada pelo projeto da prefeitura para as vias exclusivas de ônibus coincide com o espaço pensado pela administração estadual para colocar o VLT, o que impõe às duas instâncias negociação, pois a implementação das duas ideias seria um ganho enorme para o déficit de transporte existente atualmente em Salvador.

Acredito, sem ter muita certeza no entanto, que há espaço na Paralela para que as duas obras sejam construídas e elas têm objetivos diferentes. Os corredores de ônibus facilitarão o transporte dentro da cidade e o VLT além disto, integrará a capital com Lauro de Freitas. Todos sabem, no entanto, e nisto concordo com o governador Jaques Wagner (PT), que, para serem executadas, as diferenças políticas terão que ser colocadas de lado.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Internacional, Política Local, Política Nacional.