Skip to content


Dilma e Serra: Proximidades e Distâncias

Comparando as biografias dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), cheguei à conclusão que os dois têm bastante pontos em comum. O que os difere? Os projetos que defendem hoje. Se os dois participaram da militância estudantil na Ditadura Militar, hoje cada um representa um projeto distinto. O projeto de Dilma é o mesmo de Lula: modelo conciliatório entre as diversas classes sociais e mais atenção aos movimentos sociais e camadas mais pobres da sociedade.

O projeto de Serra é o mesmo de FHC: governo austero, enxuto e Estado com menos penetração na economia. Querem um lugar em que as diferenças entre estes dois projetos se tornam evidentes? A legislação referente à exploração do petróleo da camada pré-sal. Enquanto Dilma defende o modelo proposto pelo governo, de partilha, em que a Petrobras vai ter participação em todos os poços de petróleo, Serra e o PSDB defendem o modelo de concessão, em que empresas estrangeiras poderão explorar elas sozinhas determinados poços pagando ao governo os royalties pela exploração.

Outro exemplo destas diferenças: o relacionamento com os movimentos sociais. Dilma, muito provavelmente, manterá a política do governo Lula, visto por alguns como cooptação e por outros como abertura, de fazer conferências e reuniões com movimentos sociais. A Serra se impõe uma enorme dificuldade de agir da mesma maneira, o seu partido, o PSDB, tem nula penetração nos movimentos sociais e nenhuma prática em se reunir com estes grupos.

Se Dilma não tem a experiência eleitoral de Serra, é inegável que ela tem tanta experiência administrativa que ele. Ambos ocuparam cargos executivos em seus estados de origem. Dilma, portanto, não é uma neófita em política, como seu adversário quis pintá-la. Lula a escolheu por ver em Dilma a pessoa que melhor faria a defesa de seu governo. Serra impôs seu nome no partido, por considerar que esta seria a sua última chance de chegar à Presidência. O final, no próximo domingo.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , .