Skip to content


Benjamin mente; Folha publica

Evito me manifestar sobre alguns assuntos. Acho que outros, quando a gente opina, acaba contribuindo para que eles se propaguem. Mas é inaceitável ficar calado ao ler um ataque sem provas ao Presidente da República. Ataque este que ultrapassou o limite da crítica política e foi pro campo pessoal, sendo algo rasteiro, nojento. Um tema que ninguém da Oposição resolveu tecer comentários, justamente pelo fato de sair da seara da política e cair no campo da calúnia e da difamação.

Refiro-me ao artigo publicado hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, assinado pelo fundador do PT e do PSOL (tendo saído dos dois), César Benjamin, que acusou o presidente Lula de tentar estuprar um companheiro de cela, na época da Ditadura Militar. Segundo Benjamin, Lula fez esta “confissão” a ele em 94 durante a campanha eleitoral. E a pergunta óbvia que veio na minha cabeça foi por que ele, Benjamin, esperou 15 anos para falar isto sobre Lula? Por que, depois de 14 anos afastado do PT, ele fez esta “revelação”? Amnésia? Lapso? Não, provavelmente, desvio grave de caráter e oportunismo para fazer um contraponto ao lançamento do filme.

A resposta óbvia e tratando dos precedentes de calúnias levantadas sobre Lula: que ele teria cortado o dedo de propósito; que teria recebido dinheiro de Cuba para a campanha eleitoral; e que teria sugerido que Miriam Cordeiro abortasse sua filha Lurian, nos leva a crer que se trata de mais uma mentira. Até por quem foi feita, alguém que saiu do PT descontente com Lula e com os rumos do partido, alguém que teria todos os motivos do mundo para denegrir a imagem do presidente da República.

Não quero e nem pretendo mitificar o presidente, mas qual tipo de jornalismo se defende e se entende em um lugar que é normal publicar algo assim sem comprovação? Uma denúncia, cujo autor, se esquece de quem são os interlocutores da conversa. Ah, mas havia um publicitário americano que, providencialmente, nada entendeu do que estava sendo dito. A irresponsabilidade disto é da Folha. Infelizmente. Não dá para publicar tudo que é escrito por seus colunistas. Ainda mais quando eles não estão no espaço Opinião do jornal.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.