Skip to content


Aécio e Datafolha: Vai ou fica?

O segundo comentário mais frequente, após esta pesquisa Datafolha, que confirmou o crescimento da pré-candidata petista Dilma Rousseff já indicado pelos institutos Sensus e Vox Populi e mostrou um empate entre ela e o pré-candidato tucano José Serra, é que  crescerá a pressão dos oposicionistas em cima do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, para ele aceitar ser vice em uma chapa puro-sangue tucana.

Aécio já disse reiteradas vezes que não vai ser vice de Serra e acho que é exatamente isto o que vai acontecer. Com certeza, o mineiro é o vice dos sonhos do ex-governador paulista por sua força no segundo maior colégio eleitoral do país – Minas Gerais -, mas ele não teria muito a ganhar ocupando este posto.

Primeira razão para isto é que a petista aparece em primeiro e a vitória de Serra não é nada garantida. Se, por acaso, vier uma derrota em outubro, ficarão duas grandes lideranças do PSDB sem cargo no ano que vem? Será que Aécio está pronto para abdicar da grande visibilidade que terá como líder da oposição, se for eleito senador por Minas, e, consequentemente, se credenciar para ser o candidato tucano à Presidência em 2014?

Quando voltar dos EUA, Aécio vai passar por forte pressão do PSDB para ser vice de Serra (foto: Rodolfo Buhrer/ AE)

Além disto, há dois motivos locais para o tucano mineiro rejeitar este posto: o seu candidato, Antonio Anastasia (PSDB), está patinando nas pesquisas para ser reeleito governador do estado – o que exigirá mais esforço de Aécio – e os mineiros já colocaram Dilma empatada com Serra, mostrando estarem dispostos a apostar na dobradinha Dilmélio, Dilmasia e Dilmécio ou qualquer outra variante desta.

Analistas dizem que os mineiros cansaram de fazer o vice. Itamar foi vice de Collor e Alencar o de Lula, Aécio seria o terceiro e Dilma, apesar de ter feito carreira no Rio Grande do Sul, nasceu e viveu até os 18 anos em Minas. Será que Aécio fica e mantém a sua decisão ou vai e aceita ser o vice de Serra? Acho que ele fica em Minas, mas aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , .