Skip to content


A quem interessa achincalhar o jornalismo baiano?

Na tarde de ontem, foi adicionada mais uma página lamentável ao jornalismo baiano, já marcado por diversas páginas vergonhosas. Foi demitido o jornalista Aguirre Peixoto pelo grave erro de fazer corretamente o seu trabalho. O que se diz da história é que alguns donos do jornal A Tarde, após pressão de um grupo do mercado imobiliário, deram a cabeça de Aguirre em troca de anúncios no matutino.

Lamentavelmente, a demissão de Aguirre não é um fato isolado no mercado noticioso baiano. Ontem, o excelente jornalista Cláudio Leal (@cleal82) relembrou várias demissões do jornal por conta de pressão política, vide Victor Hugo Soares, então editor de Opinião de A Tarde, e pressão de cartolas, caso de Paulo Leandro, que era editor de esportes do A Tarde, hoje, secretário de Redação do Correio*.

O próprio Cláudio Leal, um dos melhores jornalistas que eu conheço, se demitiu da editoria de Opinião – após ter sido vetado pela direção -, onde havia se destacado com suas colunas sempre ácidas e inteligentes. A Tarde, depois da saída de Victor Hugo Soares e Cláudio Leal transformou Opinião em um espaço onde são publicadas colunas de ilustres. Jornalista, obviamente, não pode ter opinião em A Tarde.

Mas vá lá, a mudança da editoria é questão interna do jornal, mas os casos já mostravam a força que têm os grupos em torno da publicação. O que os donos do jornal, nitidamente, não esperavam é que a demissão de Aguirre tivesse a repercussão que teve. Jornalistas de todo o país deram visibilidade ao caso e a reportagem que teria motivado o pedido de demissão foi repassada adiante.

Apesar de eu saber que pressão em torno das redações é fato recorrente em todo o país (é só lembrar de Maria Rita Kehl demitida do Estadão por um delito de opinião e de Heródoto Barbeiro afastado do Jornal da Cultura por perguntar sobre pedágios a Alckmin), parafraseio um dos donos do jornal A Tarde, Renato Simões Filho, e pergunto: a quem interessa achincalhar o jornalismo baiano?

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in cotidiano, Política Local.

Tagged with , , , , .