Skip to content


2014: PT ameaça PSDB em São Paulo

As últimas análises foram sobre o quadro em 2014 e, coincidentemente, os textos que faço nesse retorno se referem às sucessões em diversos estados brasileiros. Com o resultado das eleições municipais deste ano (p.s: como disse no Facebook, escrevi estes textos em 2012) o jogo começou a ser disputado mais claramente. Fiz um levantamento do desempenho dos partidos nas 10 maiores cidades em seis estados. Comecemos por São Paulo, maior colégio eleitoral do País.

O resultado em São Paulo hoje é, completamente, adverso ao PSDB e aos partidos aliados. Das 10 maiores cidades, o PT ganhou em seis, sendo na 1ª e na 2ª maiores, São Paulo e Guarulhos. Além disso, a estratégia dos petistas funcionou e eles conseguiram reforçar a presença na Grande São Paulo. Além das duas citadas, o PT ficou ainda com São Bernardo do Campo (4º), Santo André (5º), Osasco (6º) e São José dos Campos (7º).

Essa presença do PT ajuda a estratégia da legenda em conquistar o governo do estado em 2014. Com certeza, a luz vermelha do governador Geraldo Alckmin (PSDB) se acendeu (p.s: a resistência de Alckmin é algo que foge à minha compreensão. Talvez a força do antipetismo aliada à força do governador no interior explique). Os tucanos ficaram apenas com as duas menores do TOP 10, Sorocaba e Santos. Algumas prováveis explicações para isso: a escalada de violência e o desgaste de estarem há 20 anos à frente de São Paulo (p.s: Ainda teve a crise da água de lá pra cá, mas as pesquisas mostram o tucano faturando no primeiro turno).

Completam a lista o PSB em Campinas, que muitos estão enaltecendo como a entrada de Eduardo Campos em São Paulo (o que eu considero ser uma análise precipitada, afinal de contas o candidato Jonas Donizette é mais do PSDB do que do PSB – p.s: Essa eu acertei, o PSB é vice de Alckmin) e o PSD, de Darcy Véra, em Ribeirão Preto, que, na época da eleição, fazia parte da base de Alckmin, mas que já está de malas prontas para cair nos braços do petismo (p.s: essa eu errei, o PSD de São Paulo caiu nos braços de Skaf, do PMDB).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , , .