Skip to content


2014: Aécio roda o país, mas vê aliados de Dilma crescerem em seu quintal

Desde que acabou a eleição de 2010 uma certeza ronda a cabeça da oposição: o então senador eleito Aécio Neves será o candidato do PSDB à Presidência da República em 2014. Para isso, traçaram-se algumas estratégias: o candidato deveria começar a rodar o País, assumir a postura de líder da oposição no Senado e manter a sua força em Minas Gerais. Das três estratégias determinadas, apenas a primeira foi realizada a contento agora em 2012. Aécio não consegue convencer como líder da oposição e viu sua força ruir em Minas.

Entre as 10 maiores cidades mineiras, Aécio comemorou a manutenção do seu aliado, Márcio Lacerda (PSB), na Prefeitura. Mais do que isso, festejou a saída do PT da prefeitura e o crescimento da influência dos tucanos. Entretanto, ainda no ranking dos maiores municípios, os aliados do seu apadrinhado, Antonio Anastasia, governador do estado, só conseguiram ganhar em mais duas: Betim, com o PSDB, e Montes Claros, com o PRB.

A oposição à dupla Aécio/Anastasia conseguiu vencer em sete das 10 maiores cidades mineiras. O PT em Uberlândia, Ribeirão das Neves, Governador Valadares e Ipatinga, o PCdoB em Contagem (com apoio de Aécio no segundo turno, após ver o seu candidato ficar pelo caminho) e o PMDB em Juiz de Fora e em Uberaba. No segundo turno, os tucanos apoiaram adversários estaduais para evitar a vitória do PT. Deu resultado: o PT não levou nenhuma das cidades.

Com quem ficarão, em 2014, os peemedebistas e o comunista Carlin Moura apoiados por Aécio? Comunistas, peemedebistas e petistas integram a oposição ao PSDB e, inclusive, foram derrotados juntos em Belo Horizonte (p.s: Juntaram-se os três no apoio a Fernando Pimentel, que deve ser eleito no domingo). Os partidos fazem parte da base de Dilma. Parece que Aécio, no afã de derrotar o PT, colocou o cavalo para dentro de sua Tróia. Ainda que o PSDB continue sendo o partido com maior quantidade de prefeituras em Minas: 142.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Posted in Política Nacional.

Tagged with , , , , .